quinta-feira, 16 de agosto 6:45
assine
Postado:     08:55

​Frio abaixo de zero deixa paisagem branca na região

Share

A previsão de formação de geada prevista pela meteorologia na madrugada e amanhecer, com temperatura negativa e próxima de 0°C do Oeste ao Planalto (geada ampla), e de 3°C a 5°C nas demais regiões (geada isolada), se confirmou.

Na região de Campo Erê o amanhecer foi de imagem branca, pela formação da forte geada que se formou na madrugada.

Recomendações da defesa civil

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

DADOS REGISTRADOS – 07/06/2018 – A geada, quando significativa, traz sérios riscos para as regiões agrícolas. No mapa abaixo vemos a quantidade de dias com geada moderada ou forte neste ano de 2018 em Santa Catarina, até a data de hoje.

Perceba que os municípios com mais dias de geada moderada ou forte encontram-se no Planalto Sul, por conta das altitudes superiores a 1300 metros. Só em Urupema e Bom Jardim da Serra já foram computados 10 dias com geada moderada ou forte em 2018, até hoje. No Meio Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana também há partes mais altas com a presença da geada, porém com menor quantidade de dias.

Com informações:

 

Laura Rodrigues e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)
Fonte: Campoere.com

Área para Assinantes

Por favor, logue no site.