segunda-feira, 18 de junho 9:29
assine
Postado:     08:51

Cidades do Oeste sofrem com escassez de água

Share

As chuvas abaixo da média registradas em fevereiro em SC provocam escassez de água em algumas cidades do Oeste, na região do Alto Uruguai. Em Seara, Arvoredo e Concórdia tem sido feito transporte de água para algumas propriedades do interior, tanto para o consumo animal, quanto para o humano.

– Faz uns dez dias que começaram um ou dois pedidos de água, mas nesta semana se intensificou e estamos com um caminhão levando água para o consumo de 15 famílias e outro para consumo animal em onze propriedades – afirmou o secretário de Agricultura de Seara, Ernesto Gomes.

No mês passado choveu apenas 45 milímetros e, segundo o secretário, o normal do mês fica entre 150 e 200 milímetros. 

O motorista da prefeitura que cuida de um dos caminhões, Arli Bugs, disse que está levando 8 a 10 cargas por dia, de

7,5 mil litros cada. Ele encontra dificuldade de locais para captar a água, pois os rios estão secando. Entre eles o Rio Caçador, que abastece a cidade. No entanto, o município conta com um poço profundo, no Aquífero Guarani, que garante o abastecimento. O secretário Ernesto Gomes disse que a falta de chuva está secando as pastagens, o que deve provocar uma queda na produção de leite. 

Em Arvoredo, 15 famílias recebem água da prefeitura, segundo o secretário de Agricultura, Diego Picolli. Em Concórdia, a Secretaria de Urbanismo recebeu cinco pedidos de água somente na segunda-feira. O problema deve se agravar se não chover nos próximos dias.

Informações: Diário Catarinense | Foto: Tarla Wolski

Área para Assinantes

Por favor, logue no site.