quinta-feira, 24 de maio 12:34
assine
Postado:     08:38

Uber procura parceiros para oferecer transporte aéreo até 2023

Share

Uber anunciou na quarta-feira o programa Uber Elevate, serviço de transporte aéreo que funciona a partir de uma rede urbana de viagens compartilhadas. A expectativa é dar início às operações comerciais em 2023 em Dallas, Los Angeles e uma terceira cidade fora dos Estados Unidos ainda a ser definida.

Um dos primeiros passos é construir os locais de decolagem e pouso para aeronaves, chamados de Skyports. Seis empresas foram selecionadas para apresentar seus projetos de infraestrutura. Os Skyports serão projetados para suportar o transporte de mais de até 4.000 passageiros por hora.

“Embora o uberAIR possa parecer um sonho distante, ele está mais perto do que você pensa e a infraestrutura urbana precisa começar a evoluir agora para poder acompanhar”, disse o diretor de design da Uber para programas avançados e aviação, John Badalamenti.

Conheça os seis projetos selecionados para o projeto:

The PAW

O projeto da empresa Gannett Fleming suporta 52 aeronaves por hora e por módulo. A estrutura permite mais de 600 pousos e decolagens e o transporte de até 4.000 pessoas por hora até 2028.

Skyport inclui receptores que permitem a recarga solar das aeronaves. Outras tecnologias minimizam os impactos de ruídos na cidade.

Sky Tower

A parceria entre as empresas Pickard Chilton e Arup quer criar um Skyport de módulo único, que permite 180 pousos e decolagens – acomodando 1.800 passageiros por hora. O design do Skyport proposto poderia ser construído na vertical ou horizontal, adaptando-se à paisagem da cidade.

CONNECT

O projeto da empresa Mega Skyport propõe um conceito futurista. Segundo a empresa, o modelo foi projetado para corrigir o modo como estradas e rodovias dividem as cidades modernas. A estrutura da empresa comporta 1.000 pousos por hora.

Uber Hover

O projeto da Humphreys & Partners acomoda 900 passageiros por hora. O projeto da empresa utiliza materiais sustentáveis para criar um ecossistema que produz a própria energia. O modelo do Skyport assemelha-se a uma colmeia e aos padrões de voo da avelha.

The Hive

Skyport do Beck Group inspira-se nos transporte do passado e nas colmeias das abelhas. O projeto da empresa comporta 150 decolagens e pousos por hora, mas pode ser dimensionada para até 1.000 viagens por hora.

Protótipo Skyport

O projeto da empresa BOKA Powell pode acomodar 1.000 pousos e decolagens. A estrutura do Skyport permite reversão da operação dos voos para se ajustar à mudança de vento. A estrutura suporta um tempo médio de decolagem inferior a 3 minutos.

Os testes demonstrativos vão começar a partir de 2020 nas três cidades que darão o pontapé inicial aos voos comerciais. As aeronaves que vão operar no programa Uber Elevate serão 100% elétricas – a expectativa é reduzir a emissão de carbono.

 

Informações: Veja | Fotos: Ilustrativas

 

Área para Assinantes

Por favor, logue no site.